10 curiosidades que você não imagina sobre esmeraldas

10 curiosidades que você não imagina sobre esmeraldas

As esmeraldas são uma das pedras mais valorizadas pela joalheria atualmente, competindo em pé de igualdade com joias contendo diamantes e pérolas. É a mais nobre variedade do mineral do tipo berilo, e chama atenção pela sua coloração esverdeada única e deslumbrante.  

Confira neste artigo 10 curiosidades da esmeralda incríveis para você saber. 

1 – A Esmeralda Teria Sido A Pedra Favorita De Cleópatra 

Uma das curiosidades da esmeralda está em estudos e documentos históricos apontam que a esmeralda tenha sido a pedra preferida da rainha Cleópatra. Ela defendia que essa preciosidade teria o poder de rejuvenescimento, uma vez que traria a beleza de Vênus, a deusa da beleza e do amor.

Como forma de garantir que as pedras da mais alta qualidade fossem suas, Cleópatra teria tomado posse de todas as minas de esmeralda do Egito. 

Coincidência ou não, Elizabeth Taylor, a atriz que interpretou a rainha egípcia nas produções cinematográficas, também era uma grande amante das esmeraldas. A pedra preciosa tornou-se uma das suas marcas registradas. Seu marcante pingente de esmeralda foi leiloado em 2011 pelo valor de 6,5 milhões de dólares.

Há também casos mais recentes envolvendo esmeraldas e a realeza, como as que fazem parte das joias da Coroa Britânica, especialmente adornadas com esmeraldas muito valiosas e de características exclusivas. 

2 – A Colômbia É A Maior Produtora De Esmeraldas Do Mundo

Em terras latino-americanas estão localizadas as mais importantes minas de esmeraldas do mundo. Mais da metade da produção mundial dessa gema é de procedência colombiana, que explora suas minas desde antes da chegada dos europeus. 

Segundo estimativas de geólogos, as esmeraldas da Colômbia devem ter se formado de 32 a 3 milhões de anos atrás. São gemas que fazem muito sucesso em todo o mundo, e isso está diretamente relacionado a aspectos como naturalidade, tamanho, limpidez e matiz das pedras. 

A cidade de Muzo na Colômbia é considerada a capital mundial das esmeraldas, e nela foi encontrada, em 2011, a maior esmeralda do mundo, pesando dois quilos e meio e 11.000 quilates.

3 – As Tonalidades Do Verde Podem Variar

Quando se fala de curiosidades da esmeralda, a cor que geralmente nos vêm à mente é aquele verde brilhante e escuro, não é?! Mas nem todas as pedras apresentam as mesmas tonalidades, pois isso pode variar bastante, desde uma coloração profunda até tons de verde mais pálidos, muito próximos do azul. 

É possível subdividir as esmeraldas em cinco classes distintas de coloração: verde azulado, verde ligeiramente azulado, verde muito ligeiramente azulado, verde ligeiramente amarelo e verde profundo. Tudo isso é resultado da quantidade de elementos minerais como o ferro, cromo e vanádio presentes na pedra. 

Essa peculiaridade relativa às cores das gemas também influencia diretamente na precificação das joias. As esmeraldas com cores verdes mais profundas costumam ser as mais procuradas e valorizadas, o que as tornam ainda mais caras do que as demais. 

4 – Acreditava-Se Que A Esmeralda Teria Propriedades Curativas

Uma série de propriedades curativas já foi associada ao uso das esmeraldas. Uma dessas crenças envolvia carregar uma esmeralda no pescoço como tratamento para a epilepsia.

No século III, ela era utilizada como tratamento para a vista cansada. Por conta disso, era comum encontrá-las em mesas de trabalho. Durante as pausas, indicava-se olhar para elas por alguns minutos para aliviar o cansaço dos olhos. 

Por volta do século XIII, médicos hindus defendiam que a esmeralda teria efeito laxativo. Além de curar a disenteria, ela também seria capaz de diminuir a secreção da bile e estimular o apetite. 

Mais adiante na história, no século XVII, acreditava-se que a cura para a diarreia seria colocar uma pedra de esmeralda sobre o abdômen e outra na boca do enfermo. 

Além de tudo isso, as pedras também já foram usadas como antídotos para determinados venenos. 

5 – Uma Das Maiores Esmeraldas Foi Encontrada No Brasil 

Uma esmeralda gigante, pesando 360 kg e com 1,3 metros de altura, foi encontrada em 2017 na cidade de Pindobaçu, na Bahia.

A região da mina de Carnaíba é conhecida pela exploração do mineral, e essa foi a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira pedra foi achada no ano de 2001, contendo 20kg a mais, e avaliada em cerca de R$ 1 bilhão na época.

6 – Suas “Imperfeições” São Valorizadas

Os diamantes comumente apresentam detalhes e variações relacionadas ao seu nível de clareza e transparência.

O que normalmente poderia ser visto como um defeito é, na verdade, um aspecto que muitas vezes pode até valorizar ainda mais a pedra, por ser algo que a torna exclusiva.

São chamadas de inclusões minerais, e podem formar padrões belíssimos e únicos nas pedras .

7 – O Corte Recebido Pela Pedra Pode Alterar Sua Cor

Uma curiosidade da esmeralda, a cor de uma joia depende diretamente do corte utilizado no seu processo de lapidação.

Por exemplo, um especialista em gemologia pode conferir a uma pedra mais pálida uma aparência mais escura ao realizar um corte profundo e com menos facetas (formando superfícies planas na pedra).

Da mesma forma, uma pedra com tonalidade mais escura pode ser especialmente lapidada para apresentar uma cor mais clara através de um corte bem raso e com mais facetas.

8 – As Esmeraldas Estão Entre As 4 Pedras Mais Preciosas Que Existem

Junto do diamante, rubi e safira, a esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do mundo. É uma das pedras valiosas mais antigas conhecidas pelo homem: acredita-se que a primeira gema de esmeralda tenha sido encontrada a cerca de 5 mil anos atrás.

9 – É A Pedra Dos Aniversariantes Do Mês De Maio 

As chamadas “birthstones” (ou pedras de aniversário, em inglês) são gemas que representam cada mês do ano. Essa tradição é considerada milenar, já que as civilizações antigas já tinham o costume de associar pedras preciosas a determinados períodos do ano.

A esmeralda é a pedra que representa as pessoas nascidas no mês de maio, e é considerada um símbolo de renascimento e amor. Por conta disso, é o colares, pulseiras e aneis de esmeralda, é o presente ideal para os aniversariantes desse mês, para o dia das mães e até mesmo para os apaixonados que desejam fazer o pedido de casamento em maio, o mês das noivas. 

10 – As Esmeraldas São Mais Raras E Até Mais Caras Que Os Diamantes

Os diamantes habitam o imaginário de muitas pessoas ocupando o lugar de pedra mais rara e preciosa, mas uma curiosidades da esmeralda é que na verdade elas são as mais raras entre todas as gemas. Isso faz com que elas tenham muitas vezes um preço ainda maior do que os diamantes. 

Os minerais berilo, aos quais a esmeralda faz parte, são extraídos em todo o mundo, porém a disponibilidade de gemas de alta qualidade ou em grandes quantidades geralmente é muito limitada. Em função disso, a obtenção de esmeraldas de alta qualidade pode ser uma tarefa complexa e trabalhosa, o que eleva o valor das pedras.

Uma esmeralda de alta qualidade pode chegar a custar mais do que um diamante do mesmo tamanho, devido a dificuldade de ser encontrada. 

São muitos os fatos e curiosidades da esmeralda que cercam a história, o misticismo e a exploração. Apaixonantes, essas pedras preciosas ajudam a movimentar o mercado joalheiro, são presentes inesquecíveis e joias para serem passadas de geração em geração.

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de curiosidades sobre o tema. Deixe sua opinião nos comentários do blog.

Voltar para o blog