Anel de ouro. O ouro é um dos materiais mais resistentes na fabricação de joias, sendo esse um dos principais fatores para que ele seja tão valorizado. Uma joia de ouro pode durar dezenas de anos, e até mesmo atravessar gerações de uma mesma família.
Levando isso em consideração, acaba sendo inevitável que as pessoas se apeguem às suas peças favoritas, usando-as por dias a fio e muitas vezes se esquecendo de tirá-las.
Esse é comumente o caso de quem usa anéis, como as alianças de casamento, por exemplo. Mas será que isso não pode comprometer a durabilidade das joias? Você confere a resposta para essa e outras dúvidas no artigo a seguir.
O anel de ouro em contato com a água
Quem nunca se esqueceu de tirar um acessório antes de entrar no banho ou na piscina, não é mesmo?! Quem gosta de usar joias geralmente está tão habituado com elas que passa o dia todo vestindo-as, e acaba até se esquecendo de tirá-las.
Isso acontece principalmente com peças mais sutis, como correntes e alianças, que costumam ser confortáveis o suficiente para usar o dia todo. Mas isso pode não ser um bom hábito.
Ainda que o ouro seja resistente à oxidação, é importante tomar alguns cuidados para preservar a peça por mais tempo. Afinal de contas, o investimento em joias de ouro pode ser alto, e quem adquire uma peça com esse material espera que ela dure por muitos anos.
A água por si só não danifica o metal, mas nem por isso é interessante expor com frequência suas joias à umidade.
A longo prazo, isso pode reduzir o brilho da peça. No banho, o sabão também pode deixar resíduos na joia, deixando-a opaca. Caso isso aconteça, basta levar o item para ser polido, mas ao tirá-lo antes do banho você evita esse incômodo e gasto.
Esponjas ásperas e produtos como esfoliantes podem arranhar as joias, uma vez que o ouro 18k (o mais vendido) é facilmente riscado. Lembre-se de retirar anéis e pulseiras antes de lavar a louça também.
Para manter o hábito de tirar suas joias sempre que for ter contato com a água em casa, vale reservar um local para guardá-las, como um porta-joias ou uma bandeja própria para isso. De preferência, deixe as joias do lado de fora do banheiro, para evitar a exposição ao vapor.
Ainda que o ouro seja resistente a produtos químicos, a liga de ouro é composta também por outros metais, que podem ser afetados quando em contato com o cloro da piscina.
Portanto, seja por lazer ou na aula de natação, retire suas joias antes de entrar na água. O mesmo vale para o banho de mar, que pode deixar resíduos de sal na joia, diminuindo seu brilho.
Caso aconteça de usar suas joias enquanto nada, lave-as delicadamente após a atividade. Confira a seguir algumas dicas de limpeza.
Limpando suas joias de ouro
Tendo contato constante com a água ou não, fazer uma limpeza frequente nas suas joias é importante e pode ajudar a manter sua beleza por mais tempo. Para cada tipo de acessório há uma forma de limpeza.
Use creme dental branco para limpar suas correntes de ouro. O flúor ativo presente em sua composição facilita a limpeza do material. Basta molhar a peça na água, passar a pasta de dente com delicadeza usando os dedos, e enxaguar em seguida na água corrente, secando bem com uma toalha macia e limpa.
Já para fazer a limpeza de alianças de ouro, o mais indicado é usar vinagre branco. Esse é o acessório que mais sofre desgaste por causa do uso contínuo, contato com umidade e atrito.
Molhe um pedaço de algodão na substância e aplique na joia, esfregue com cuidado, depois enxague na água corrente, removendo totalmente o vinagre, e seque com uma toalha macia.
Além disso, esses cuidados de limpeza são essenciais para prolongar a vida útil de suas joias, mantendo seu brilho por mais tempo. Continue a leitura para se informar sobre outros cuidados importantes para ter com suas joias de ouro no cotidiano
Outros cuidados com joias de ouro
Ainda que o ouro seja um material bastante resistente e durável, é fundamental ter cautela ao usar suas joias no dia a dia.
O cuidado ao armazenar suas joias é um dos pontos mais importantes. É preciso reservar um local especifico para isso, livre de umidade, sujeira e pó, com espaço o suficiente para organizar separadamente cada tipo de acessório, evitando que eles tenham atrito entre si.
Opte por um porta joias espaçoso, ou, melhor ainda, uma gaveta, que pode ser forrada com uma flanela ou toalha macia.
No caso dos itens mais delicados, dê prioridade para conservá-los em saquinhos ou caixas individuais. No local onde você vai guardar suas joias, deixe também uma flanela macia e limpa, para limpar os itens após o uso, antes de guardá-los novamente no local reservado para isso.
Evite expor suas joias de ouro ou de qualquer outro material a produtos de limpeza e alvejantes domésticos. Esse tipo de produto possui substâncias que podem ocasionar a descoloração do ouro, deixando a joia com aparência desgastada, opaca e envelhecida.
Ao preparar refeições ou realizar outras atividades domésticas, retire suas joias e deixe-as guardadas. Além disso, evite usar os acessórios ao frequentar a academia, fazer aulas de dança, esportes ou qualquer outro exercício físico.
Retire as joias antes do banho e vista-as novamente só depois que cremes, perfumes e outros cosméticos estiverem secos em contato com a sua pele.
Todas essas dicas são simples, acessíveis e fáceis de colocar em prática. Basta adquirir o hábito de cuidar de suas joias no dia a dia e com o tempo você vai perceber a diferença que isso fará para a conservação dos seus acessórios.
Além disso, vale pontuar que os cuidados aqui mencionados também são adequados para peças de prata e semijoias. Já para a limpeza, o melhor é buscar receitas específicas para lidar com cada material, levando em conta a sua composição.
O que achou deste artigo? Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião nos comentários desse post.