CONHEÇA OS TIPOS DE OURO: 10K, 18K E 24K

CONHEÇA OS TIPOS DE OURO: 10K, 18K E 24K

Como saber a diferença entre os tipos de ouro 10k, 18k e 24k? Há diversas formas de diferenciar esses tipos de ouro, vamos apresentar algumas dicas para que saiba qual é a melhor escolha para você!

O ouro 10K, 18K e 24K são o que chamamos de ligas metálicas de ouro. A diferença entre eles está nas composições, em relação à quantidade de ouro e metais nobres utilizados para obter o resultado final. Assim, podem ser usadas para diferentes finalidades e objetivos, e cada uma dessas opções têm suas vantagens e desvantagens.

Ouro 24k: ouro puro e a medida de pureza

Para entender sobre a diferença entre o ouro 10K, 18K e 24K, primeiro precisamos falar sobre a medida utilizada para tratar da pureza do ouro. Quilate (K) é o termo utilizado para isso, uma medida padrão que é dividida em 24 partes.

Dessa forma, o ouro 24K (24 quilates) é o ouro puro, também chamado de ouro fino ou ouro mil, e é composto por 24 partes de ouro, de um total de 24 partes, o equivalente a 99,9% de ouro. Nessa composição, o ouro é usado principalmente como reserva de capital, ou seja, no formato de lingotes e barras, usualmente armazenados em cofres e bancos.

Em outras palavras, o ouro puro é de 24K, no entanto ele não é adequado para confecção de joias, somente como reserva de capital financeira.

Victoria Sayeg

Muitas pessoas acham, portanto, que pelo ouro 24k ser composto de ouro puro, ele seria o ideal para a produção de joias e outras peças. No entanto, em termos de usabilidade, o ouro mil é inferior ao ouro 18K.

O ouro puro na maior parte das vezes não é o mais considerado para a joalheria, pois trata-se de um material muito frágil e maleável. Peças fabricadas em ouro 24K podem ser facilmente dobradas, amassadas e distorcidas, o que é algo que definitivamente preferimos evitar que aconteça, não é?!

A solução, então, é combinar o ouro com outros metais nobres para formar ligas metálicas, de forma a garantir maior durabilidade e brilho às joias. É o caso do ouro 18K, como veremos a seguir.

Ouro 18K Ou Ouro 750: ideal para joias

O ouro 18K (18 quilates) é o resultado da combinação de 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, como prata, cobre ou zinco, por exemplo. Também é conhecido como ouro 750, já que 75% de sua composição é ouro puro, sendo os 25% restantes formados pelas outras substâncias citadas.

A essa mistura, damos o nome de liga metálica, que apresenta maior durabilidade e resistência em relação ao ouro 24k. Logo, além de garantir maior resistência à joia, são justamente esses 25% de outros metais que determinam também qual será a coloração do ouro: amarelo, branco ou rosé.

Dessa maneira, o ouro 750 é o mais recomendado e também o mais utilizado na alta joalheria, principalmente para a confecção de peças delicadas como alianças de ouro, anéis de noivado feminino ou brincos de ouro feminino, por exemplo.

Victoria Sayeg possui diversas opções de joias em ouro 18k com design autoral no site, como brincos, anéis, colares, piercings, pulseiras e itens personalizáveis. Além disso, nossas peças são confeccionadas de forma artesanal e possuem certificado de garantia.

Nesse sentido, a liga mais famosa da joalheria é o ouro amarelo 18K, e isso se deve ao fato de conseguir preservar ao máximo a cor original do ouro, aquele dourado reluzente e único, característico desse material. Essa é uma das principais vantagens ao obter uma joia feita em ouro 18K, já que é a composição mais fiel com relação às características originais do ouro.

Essa peça é normalmente feita com 75% ouro mil, 12,5% de prata e 12,5% de cobre. Essa proporção pode variar de acordo com o modo de produção de cada joalheria e empresa. Nesse sentido, peças fabricadas a partir de uma menor quantidade de ouro puro, como as de 14K ou 10K, por exemplo, geralmente apresentam uma coloração mais clara e opaca.

Além disso, outra grande vantagem do ouro 750 é o fato de apresentar menos riscos de alergias e irritações na pele, quando comparado a joias em ouro 14K ou 10K, por exemplo. Isso se deve ao seu alto teor de pureza, visto que apresenta uma quantidade pequena de outros metais em sua formulação, fazendo com que o risco de desenvolver alguma irritação aos metais usados seja menor.

Ademais, o ouro 18K apresenta maior durabilidade, uma vez que possui uma quantidade razoavelmente superior de ouro do que as joias de 14K ou 10K, o que torna as peças de 18K mais valiosas e resistentes, com capacidade para durar a vida toda.

Portanto, sendo o ouro um metal extremamente resistente à oxidação, quanto maior a porcentagem de ouro puro, mais garantia de conservação.

Ouro 10K

O ouro 10K é uma liga metálica de ouro que contém pelo menos 10 partes de ouro puro, ou seja, o equivalente a 41,7%. O restante de sua composição (cerca de 58,3%) é formado por outros metais, como prata, níquel ou zinco. Vamos ver algumas vantagens e desvantagens sobre as joias confeccionadas com ouro 10K.

Primeiramente, apesar de ser mais resistente a riscos, a quantidade de outros metais ligados às joias de 10k é superior a do ouro puro, o que o torna menos precioso. Dessa maneira, as peças podem quebrar com mais facilidade se comparado às peças de ouro 18k.

No Brasil, qualquer joia com teor abaixo de 14K não é considerada uma peça de ouro, mas essa consideração pode variar de acordo com o que diz cada país.

Assim, a coloração da peça também acaba apresentando grande diferença quando comparada a itens com níveis mais altos de quilates de ouro. Da mesma forma, pode acabar escurecendo se cuidados específicos não forem tomados, como evitar o contato com produtos químicos.

Agora que você conhece os tipos de ouros, como escolher?

Agora que você já conhece os tipos diferentes de ouro, há algumas coisas que devem ser consideradas na hora de escolher o seu tipo de joia.

  1. Procure o melhor custo benefício: Veja a joia que mais se adequa a sua vida e que tenha qualidade para te acompanhar todos os dias.
  2. Estilo e Tonalidade: Considere a aparência que você deseja para a sua joia. O ouro 18k oferece uma variedade de tonalidades para escolher, enquanto o ouro 24k tem um tom mais intenso.
  3. Sensibilidade: Algumas pessoas podem ser alérgicas a certos metais adicionados ao ouro, portanto, é importante considerar sua sensibilidade antes de fazer a escolha final.

>>Leia mais: Joias Infantis em Ouro 18k | Crianças podem usar joias?

Confira joias de ouro 18k no site de Victoria Sayeg!

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de ouro, pode ficar mais tranquila para investir em joias para seu dia a dia. O site de Victoria Sayeg possui diversas opções de aneis, brincos e colares de ouro 18k para você conferir, com certificado de joia verdadeira.

Continue acessando o nosso blog e redes sociais [Instagram e Facebook ] para acompanhar as tendências e novidades sobre o universo das joias.

Voltar para o blog