Se você já teve dúvida sobre pedras preciosas e já se fez a pergunta: “esmeralda ou diamante qual vale mais?” Essas são duas das pedras mais famosas no Brasil e no mundo. Por essa razão, os colares com esmeraldas e diamantes são algumas das joias mais valiosas que existem.
Sua popularidade está ligada à beleza das pedras e suas superfícies e interiores brilhantes que chamam a atenção de qualquer pessoa. Mas qual pedra é a mais valiosa: esmeralda ou diamante?
Graças a popularidade das duas pedras, muitas pessoas acreditam que ambas são fáceis de encontrar e possuem valores de venda semelhantes. Porém, existem algumas pequenas diferenças entre essas duas pedras, especialmente quando falamos em valor.
Confira a seguir quem vale mais, se é a esmeralda ou diamante!
Esmeralda ou diamante: O que vale mais?
Embora muitas pessoas acreditem que a joia de diamante seja mais valiosa, isso dependerá da classificação da pedra.
Afinal, os diamantes são de fato pedras mais caras devido ao seu brilho intenso e particular, mas algumas pedras de esmeralda podem ser ainda mais caras, dependendo da sua coloração e intensidade.
Um diamante mais claro e com cor fraca, por exemplo, pode ter um valor de venda muito inferior a uma esmeralda pura e de cor mais escura. Mas uma esmeralda com muitos componentes juntos e uma coloração mais clara e fosca pode ter um preço de venda inferior a um diamante puro e brilhante.
Além do mais, o preço da esmeralda pode se assemelhar muito com os do diamante se ambas as pedras forem de qualidade elevada, já que a esmeralda, apesar de ser mais frágil do que o diamante, ainda assim é uma pedra mais rara, a não ser que o diamante em questão seja um diamante colorido.
Se falarmos entre esmeraldas ou diamante colorido, por exemplo, o diamante custará muito mais do que uma pedra de esmeralda, já que são pedras ainda mais raras e com um brilho mais intenso. Junto a isso, os diamantes ainda são mais valorizados por serem considerados pedras românticas usadas especialmente em alianças, o que torna seu preço ainda maior. E como os diamantes coloridos são mais difíceis de encontrar, o preço por quilate dessa pedra pode chegar a ultrapassar os 3 milhões de dólares, dependendo do tipo e da cor.
De modo geral, o que também fará com que o preço varie é a demanda pela pedra, e se levarmos em consideração que o diamante é mais procurado do que a esmeralda, ele geralmente possui um preço maior em quase todas as joalherias.
Para ter uma ideia, normalmente 1 quilate de diamante é vendido entre 1.500 dólares e 25 mil dólares, enquanto 1 quilate de esmerada varia entre 250 dólares e 10 mil dólares. Por essa razão, um anel de ouro com esmeraldas e diamantes é uma joia de alto valor e preciosidade para se apresentar a alguém.
Quais as diferenças entre esmeralda ou diamante?
Como saber então qual é a diferença entre uma esmeralda e um diamante? Existem algumas formas de compará-los, como no corte ou no brilho. Confira a seguir algumas das diferenças que existem entre as pedras!
Inclusões
As inclusões de uma pedra são basicamente defeitos e imperfeições, incluindo: lascas, nebulosidade, manchas escuras devido a técnica de corte aplicada de forma errada etc.
Essas imperfeições são encontradas com mais facilidade na esmeralda do que nos diamantes, mas como a pedra é mais escura, acaba escondendo mais esses tipos de defeitos, diferente do diamante, que é mais claro e pode facilitar com que essas inclusões sejam vistas à olho nu.
Como o diamante é conhecido especialmente por sua clareza e brilho, a última coisa que alguém ia querer são pedras com manchas escuras e nebulosas, e é por isso que é mais difícil encontrar diamantes com inclusões no mercado.
Brilho
O brilho que cada pedra preciosa reflete é um resultado de múltiplas propriedades juntas, o que torna cada pedra única, limitando-se às faixas que cada pedra possui. No entanto, a superfície dos diamantes são mais brilhantes do que as outras pedras, fazendo com que a joia reflita ainda mais, o que torna o diamante uma pedra com brilho acima da média.
Dessa forma, o diamante é a pedra preciosa mais brilhante hoje em dia, e isso faz com que ele seja uma das pedras mais valorizadas
Enquanto isso, a esmeralda normalmente não possui muito brilho na superfície, e seu brilho se concentra mais no centro da pedra, sendo possível ver suas facetas refletindo em seu interior na luz. Caso a pedra brilhe semelhante a um diamante, pode significar que tem uma qualidade inferior do que as esmeraldas puras.
>>Leia também: Como saber se uma pedra de esmeralda é verdadeira?
Corte
Como falamos em alguns tópicos anteriores, o corte da esmeralda quase sempre é retangular, especialmente por ser uma pedra preciosa rara. Enquanto isso, o diamante possui diversos cortes que refletem na luz, um dos motivos que faz com que a joia seja vendida por um valor maior do que a maioria das esmeraldas.
No entanto, ainda assim é possível encontrar pedras de esmeraldas lapidadas em formatos mais diferenciados, embora quase nunca seja encontrado nos formatos de diamantes. Alguns joalheiros ainda preferem deixar a esmeralda no formato em que ela foi encontrada para preservar a pedra e evitar possíveis imperfeições.
Mineração
As esmeraldas são pedras preciosas raras, e suas maiores fontes estão na Colômbia, que supre mais de 50% de todas as gemas de esmeraldas do mundo todo. Porém, a pedra também pode ser encontrada nos Estados Unidos, China, Canadá, Egito, Suíça, Noruega e Austrália.
Enquanto isso, os diamantes são mais fáceis de encontrar, já que podem ser minerados em 35 países diferentes, sendo os mais comuns: África do Sul, Rússia e Botsuana, sendo encontrados também na Sibéria, China, Canadá, Estados Unidos e Brasil.
>>Leia também: Quais são as pedras preciosas mais utilizadas para fazer joias no Brasil?
Confira joias de esmeralda ou diamante no site de Victoria Sayeg!
Agora que você viu qual vale mais, se é a esmeralda ou diamante, ficou mais fácil escolher entre essas duas lindas pedras preciosas para suas joias. Apesar do valor um pouco diferente entre ambas, cada uma das pedras possui suas particularidades e beleza únicas.
Confira também joias exclusivas com esmeraldas e diamantes no site de Victoria Sayeg, que possui peças em pronta entrega e disponíveis para encomenda!
>>Diferenças entre esmeralda e diamante:
- Composição
- Inclusões
- Brilho
- Corte
- Mineração
>>Temos ainda um reels em nosso instagram para demonstrar as diferenças entre a esmeralda e o diamante!
Continue acessando o nosso blog e redes sociais [Instagram e Facebook ] para acompanhar as tendências e novidades do universo das joias.