Joias de ouro podem na academia?

Joias de ouro podem na academia?

Investir em joias de ouro vale muito a pena em função da durabilidade e resistência do material. Quem adquire uma joia dessas tem o intuito de usá-la por muito tempo, e quem sabe passá-la para a próxima geração. 

Alguns acessórios acabam inevitavelmente fazendo parte do nosso cotidiano, como aquele colar delicado e discreto que combina com qualquer ocasião ou visual, ou a aliança de casamento. Muitas vezes, até esquecemos de tirá-los, mesmo para tomar banho, ir à praia ou à academia. Será que isso pode comprometer a joia? 

Apesar do ouro ser um material muito resistente, é importante ter alguns cuidados de modo a preservar a peça por mais tempo. Confira mais detalhes na leitura a seguir. 

Joias na academia

Não é recomendado usar joias ao fazer exercícios físicos, devido a uma série de razões. Uma delas é o fato de que as peças podem enroscar em algum equipamento e até mesmo arrebentar, comprometendo a sua segurança em situações extremas.  

Além disso, o suor das mãos e o contato do acessório com os equipamentos podem incomodar, atrapalhando o rendimento dos exercícios. A joia também pode sofrer arranhões e, em contato com a umidade, ter seu brilho comprometido a longo prazo.  

Por todas essas razões, o melhor a se fazer é guardar suas joias em um local seguro enquanto se dedica aos seus exercícios, para evitar qualquer risco.

Para quem não dispensa o uso de um acessório mesmo para ir para a academia, o ideal é dar preferência a brincos pequenos e básicos, e colares com pingentes pequenos, sem brilhantes. 

Continue a leitura para conferir outros cuidados essenciais para preservar suas joias por mais tempo. 

Como cuidar de joias de ouro? 

Peças fabricadas em ouro são extremamente resistentes e duráveis, mas ainda assim é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia para prolongar a sua vida útil, mantendo-as lindas e brilhantes por mais tempo. 

Antes de tudo, é muito importante preparar um local para guardar as joias de maneira adequada. Umidade, pó, sujeira e atrito são as principais causas que fazem com que as joias fiquem com um aspecto envelhecido, mesmo sem o uso frequente.

Por isso, providencie um espaço limpo e livre de umidade, de forma que as peças não fiquem amontoadas, isso vai evitar que elas fiquem arranhadas ou com marcas de desgaste. Boas opções são um porta-joias espaçoso, ou até mesmo uma gaveta forrada com uma toalha macia. 

Evite misturar anéis, pulseiras e colares em um mesmo lugar. O mais indicado é reservar um espaço especial para cada tipo de joia.

No caso dos itens mais delicados, conserve-os em um saquinho ou na embalagem original. Assim você evita o atrito e que itens como pulseiras e colares enrosquem uns nos outros. 

Tenha uma flanela macia sempre à mão, para fazer a limpeza das joias após o uso e antes de guardá-las. Vale a pena criar esse hábito sempre que usar suas joias, pois apesar de ser um cuidado tão simples, pode ajudar a conservar a beleza e o brilho das peças por mais tempo.

Também é importante evitar a exposição com produtos de limpeza e alvejantes domésticos, que podem contribuir com a descoloração do ouro e até mesmo com a sua desintegração. 

Guarde suas joias antes de tomar banho ou nadar em piscinas e no mar. Também não é indicado ficar com os acessórios enquanto prepara refeições ou ao realizar tarefas domésticas ao ar livre (como limpeza e jardinagem, por exemplo).

Entre um uso e outro, recomenda-se que você guarde suas joias em um saquinho de flanela, para mantê-las protegidas e conservadas. 

Por fim, evite qualquer contato com água e umidade. Ainda que o ouro seja um material resistente à oxidação, vale a pena prevenir. Não tome banhos de mar ou piscina usando as joias, e evite fazer qualquer exercício físico ou esportes enquanto estiver com elas. Vista as peças só depois que cremes, perfumes e outros cosméticos estiverem secos em contato com a pele. 

São dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no cuidado e preservação das suas joias a longo prazo. Valem para peças de ouro, prata e semijoias também

Agora, confira no próximo tópico como deve ser feita a limpeza de suas joias.

Como limpar joias de ouro? 

Cada tipo de joia exige um cuidado especial. O processo para limpar uma corrente de ouro amarelo, por exemplo, é diferente do procedimento para limpar um par de brincos. 

Para limpar a corrente, basta um pouco de creme dental branco. Sua composição conta com flúor ativo, um componente que facilita a limpeza de materiais como o ouro amarelo. Molhe sua corrente na água, e em seguida passe a pasta de dente usando os dedos, esfregando suavemente. Depois é só enxaguar o acessório na água corrente, e secá-lo bem com uma flanela limpa.

Para limpar um par de brincos de ouro, misture um pouco de detergente neutro com água, molhe um pano limpo na mistura e esfregue suavemente seus brincos. Molhe outro pano com água pura e limpe o brinco para retirar todo o detergente.

Repita o último passo até tirar todo e qualquer resquício da substância nos brincos. Em seguida, é só secá-los bem e guardá-los no local que reservou para suas joias. 

A joia que mais sofre desgaste com o uso e o tempo é a aliança de ouro, por ser usada continuamente. Por isso, sempre que tiver um tempinho, é importante limpá-las.

Molhe um pedaço de algodão em vinagre branco e aplique na peça, esfregando com delicadeza. Depois é só enxaguar a peça na água corrente, removendo completamente o vinagre, secando em seguida com uma flanela limpa e seca. 

Aplicando cada dica de limpeza de acordo com as suas necessidades, você conseguirá manter suas joias reluzentes por muito mais tempo, aumentando sua vida útil. 

O que achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários e nos ajude a melhorar sempre.

Voltar para o blog