Quando o assunto é joias, a primeira imagem que vem em nossa mente é a de um anel de diamante brilhante ou de pedras de rubi e esmeralda. Apesar dessas serem as mais populares, existem outras variedades de pedras preciosas mais usadas para fazer joias no Brasil.
Hoje em dia, o Brasil é um país rico em mineração de diversas pedras preciosas, como turmalinas, quartzos e citrinos. Graças ao seu solo rico em minerais preciosos, grande parte do mercado joalheiro do mundo todo é abastecido pelas minerações brasileiras, incluindo o mercado de diamantes.
Mas quando se fala em mercado joalheiro brasileiro, quais serão as pedras mais usadas em brincos, colares e anéis? Confira a seguir as gemas mais populares nas joias do nosso país!
Quais são as pedras preciosas mais usadas para fazer joias no Brasil?
Diamante
O diamante com certeza é a pedra preciosa mais cobiçada do mundo todo, já que é uma pedra romantizada e está presente especialmente em anéis de noivado e alianças. Isso porque ele é uma das pedras mais brilhantes que existem na face da terra, e suas facetas reluzem à luz de uma forma que encanta qualquer pessoa.
Um diamante de boa qualidade é translúcido e claro, o que demonstra que é uma pedra pura, e não deve conter imperfeições como manchas e lascas. Isso faz com que a pedra seja de qualidade e tenha um valor maior.
Rubi
O rubi também faz parte das pedras mais usadas para fazer joias no Brasil, e está no mercado joalheiro desde os primórdios do século XVII e XVIII. Antigamente, era usada especialmente em anéis de noivados, já que por ser vermelho estava ligado diretamente com o sentimento amoroso entre os casais.
Durante a Idade Média, o rubi foi considerado a pedra mais preciosa da terra.
Esmeralda
Hoje em dia é difícil entrar em uma joalheria sem ver pelo menos uma peça com esmeraldas. Isso porque é uma das pedras mais famosas no Brasil e no mundo, embora possa perder seu valor quando não possui uma cor translúcida e forte.
Antigamente, a esmeralda representava a deusa verde de todas as pedras para os gregos, e também era considerada a pedra do amor no antigo Egito.
Turmalina
A mineração de turmalina no Brasil é considerada uma das mais populares, e a pedra é encontrada em abundância em todo o solo brasileiro. Porém, as joias feitas com a turmalina paraíba são as mais procuradas no mundo, graças à qualidade e beleza da pedra paraibana.
Leia também Onde são encontradas pedras preciosas no Brasil?
Opala
O opala é uma pedra preciosa que pode ser encontrada de diversas cores, e no Brasil é encontrada em abundância nas cores mais claras, especialmente com fundo branco e riscos amarelo, laranja e violeta no centro.
Nas joalherias brasileiras, é muito comum encontrarmos peças compostas por opalas brancos em brincos e anéis.
Água-marinha
A água-marinha é uma pedra azul bastante famosa, e sua extração no Brasil representa 90% da extração do mundo todo. Essa pedra preciosa faz parte da família do berilo, e quanto mais intenso for o azul da água-marinha, mais valiosa a pedra se torna.
É muito usado em anéis e brincos, e sua cor azulada lembra as cores e ondas do mar.
Leia também Quais são os tipos de pedras preciosas?
Safira
Outra pedra bastante comum que adorna as joias brasileiras é a safira, uma pedra de cores intensas como azul, rosa, laranja, verde e amarelo. No entanto, as tonalidades de azul ainda são as mais procuradas, variando em azul royal, azul celeste e ultramarino.
Ametista
A ametista é uma pedra que faz parte da família dos quartzos e tem coloração lilás, e é muito usada em brincos e anéis, sendo a pedra preciosa mais cobiçada dessa família.
No Brasil, a mineração de quartzo, e especialmente de ametista, é bastante ampla, fazendo com que a confecção de joias com a pedra seja mais comum.
Rubelita
A rubelita é uma pedra preciosa da família das turmalinas, e tem uma cor intensa com uma mistura de vermelho e rosa, também bastante cobiçada no mundo todo.
É possível encontrar várias peças com as rubelitas, e o mais comum são os anéis.
Topázio-imperial
O nome da pedra foi escolhido depois que Dom Pedro I ficou encantado com uma das gemas, que variam entre cores lilás, rosa, amarela e vermelho intenso. No Brasil, as minas de topázio são consideradas as maiores do mundo, o que faz com que seja mais fácil encontrar jóias com essas gemas aqui no nosso país.
Diamante colorido
Apesar do diamante incolor ser bastante comum e cobiçado, os diamantes coloridos também compõem grande parte das joias brasileiras, e são consideradas as pedras preciosas mais caras do mundo. Afinal, além de serem raras de encontrar, possuem um brilho que nenhuma outra pedra no mundo é capaz de refletir.
Antigamente, na época descoberta do Brasil, foram encontrados alguns dos diamantes mais famosos do mundo, como diamantes verdes e vermelhos, e era nessa época que o país fazia parte de um dos maiores extratores de diamantes do mundo todo.
Pérolas
As pérolas também são pedras preciosas, sendo uma das únicas que têm origem biológica. Isso porque as pérolas surgem a partir de um sistema de defesa das ostras, que ao identificar um invasor dentro da concha, ataca o corpo estranho para tentar proteger seu tecido. Normalmente esse corpo invasor é um grão de areia ou pequenos fragmentos encontrados no mar.
Enquanto isso, as pérolas artificiais são formadas em condições controladas, com as formas e tamanhos já definidos e padronizados. Afinal, quando a pérola se forma na natureza sozinhas, muitas vezes pode não ser tão redondinha e naturalmente possuem tamanhos variados uma das outras.
Depois de ver quais são as pedras preciosas mais usadas para fazer joias no Brasil, não deixe de dar uma olhada nas joalherias mais famosas do nosso país. Com certeza você encontrará peças de tirar o fôlego com essas e outras pedras preciosas que são encontradas no nosso solo.
Confira o catálogo de lançamento no site da Victoria Sayeg.