O ouro 18K é o preferido entre joalherias e clientes, já que reúne diversos pontos positivos com relação à aparência, qualidade, conservação e pureza do ouro. Quer saber mais detalhes a respeito dessa liga metálica? Confira no artigo a seguir.
Saiba Como É Calculada A Pureza Do Ouro 18k E 24k!
O ouro 18K é uma liga metálica, composta em 75% de ouro e 25% por outros metais nobres, como prata, cobre e outros, que podem variar de acordo com a tonalidade desejada para a peça.
A medida que indica a concentração de ouro em uma liga metálica é o quilate (K). Quanto maior o valor do quilate, maior a quantidade de ouro puro naquela joia. Essa é uma medida padronizada internacionalmente, dividida em 24 partes, representando uma parte de ouro para cada 24 partes de metal.
Atenção para não confundir o quilate (k) como medida de pureza do ouro com o quilate (ct) utilizado para medir o peso de pedras preciosas. Apesar de terem o mesmo nome, possuem significados e símbolos diferentes.
Voltando a falar da pureza do ouro, o ouro 24K é composto por 24 partes de ouro, ou seja, é o ouro puro. É também conhecido como ouro mil ou ouro fino. Apesar de ser extremamente valioso, não é considerado uma boa opção para a produção de joias. É mais utilizado em formatos de barras de ouro ou lingotes, para reserva de capital de bancos e cofres.
O ouro é um material muito maleável, e se não estiver ligado a outros metais fica muito macio e pode acabar entortando com o uso. Acessórios e adornos de ouro precisam ter maior resistência para que possam durar por muitos anos. É aí que entra a importância e usabilidade do ouro 18K, como você verá com detalhes no próximo tópico.
Entenda Porquê O Ouro 18K É O Mais Usado
Devido a sua porcentagem de pureza, ouro 18K é também conhecido como ouro 750. É o mais utilizado para a confecção de joias, e isso se deve a uma série de fatores que trabalham a favor desse tipo de ouro.
Ele sofre pouca oxidação e é hipoalergênico devido ao seu alto nível de pureza, ao mesmo tempo em que oferece durabilidade e resistência adequados em função dos metais nobres presentes em sua composição. É devido a essa característica algumas pessoas só podem utilizar brincos de ouro.
Como a sua nomenclatura indica, é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais nobres.
A preciosidade do ouro 18K se deve à grande proporção de metal puro precioso na liga confeccionada, que preserva em grande parte as propriedades do ouro puro ao mesmo tempo que oferece um ótimo equilíbrio quanto à resistência mecânica.
Indo mais além do que todas essas vantagens, o ouro 18K pode ser muito versátil ao ser combinado com diferentes metais nobres e obter incríveis variedades de cores. Saiba mais a seguir.
Aprecie A Variedade De Cores Do Ouro 18K
Além dos diversos tipos de ouro relacionados à proporção do metal em cada liga, também é possível classificar as joias de acordo com as suas tonalidades. Ainda assim, independente da cor que apresenta, um ouro 18K será sempre 75% composto por ouro. Os outros 25% é que podem variar, dando a coloração respectiva à cada metal utilizado.
As ligas metálicas que resultam nos diferentes tons de ouro também podem modificar as demais propriedades, como maleabilidade e resistência, dependendo da concentração que carregam.
É difícil limitar um número para as cores de ouro 18K, mas as mais comuns são ouro amarelo, ouro branco, ouro rosé e ouro champanhe. Esses são os mais conhecidos, mas há também algumas opções exóticas e irreverentes, como o ouro verde, ouro roxo, ouro negro e ouro vermelho. A seguir, entenda melhor sobre a composição de alguns desses tipos.
Ouro Amarelo
Quando o assunto são joias, a coloração tradicional, vibrante e dourada do ouro é comumente a primeira que surge em nossas mentes. Essa é de fato a liga mais procurada nas joalherias, principalmente por preservar quase que totalmente a cor original do ouro puro, o que faz com que essa seja uma joia tão preciosa e valorizada. Essa liga metálica é geralmente produzida a partir da seguinte composição:
- 75% ouro Mil + 12,5% prata + 12,5% cobre
Ouro Branco
Essa opção possui uma coloração mais prateada, por isso muitas vezes pode ser confundida com joias de prata ou platina. Seu brilho cinza-esbranquiçado misturado com os reflexos amarelos do ouro a faz ser muito procurada. Para atingir esse acabamento tão peculiar, o ouro 18K normalmente passa por um banho de ródio. Sua composição é a seguinte:
- 75% ouro Mil + 12,5% prata + 12,5% paládio
Ouro Rosé
Os tons acobreados e delicados do ouro rosé conquistam muitas pessoas que procuram por joias diferentes e elegantes. Os reflexos rosados e o brilho ouro e da prata proporcionam uma coloração única e graciosa.
Porém, quem procura por uma peça rosé precisa saber que esse é o tipo de ouro mais propenso ao fenômeno da oxidação, devido à maior concentração de cobre em sua composição. Sendo assim, pode se tornar mais opaca com o tempo. A proporção da liga de ouro rosé contém mais cobre que prata, resultando em:
- 75% ouro + 20% cobre % + 5% prata
Ouro Champanhe
O tom de ouro champanhe é o mais conhecido entre as opções mais exóticas. Tem uma tonalidade mais neutra que as demais, como um meio termo entre o ouro amarelo e o ouro rosé, e por isso compõe joias que podem servir como um coringa para a criação de looks. Sua composição quando em teor 18K pode ser obtida através das seguintes proporções:
- 75% ouro + 25% de prata e níquel
- 75% ouro + 25% platina e prata
- Assim como acontece com outras ligas metálicas, essa composição pode variar de fabricante para fabricante, sua forma de produção e a cultura de cada região e empresa.
Ouro Negro
O ouro negro é considerado uma opção exótica e bastante rara. Essa liga metálica possui um tom escuro com reflexos grafite, e pode ser banhado a ródio negro. Também é possível encontrar as versões em ouro puro 75% + Cobalto 25%.
Ouro Vermelho
Essa é outra cor exótica e um tanto quanto incomum. A liga de ouro vermelha adquire esse tom devido à ausência de prata em sua composição, sendo formada apenas por ouro e cobre. Sua proporção, portanto, é a seguinte: 75% ouro + 25% cobre.
Ouro Verde
Extremamente difícil de se encontrar em joalherias, a liga metálica de ouro verde oferece uma cor ousada e excêntrica. É obtida através da proporção de 75% ouro + 15% prata + 6% cobre e 4% cádmio.
Como Escolher A Melhor Cor De Ouro 18k?
A cor ideal de ouro pode ser escolhida tendo como base uma série de quesitos: sua tonalidade de pele, a ocasião onde será usada a joia, o look com o qual ela será combinada e, claro, a preferência pessoal de cada um.
Se você quer uma joia mais resistente, lembre-se de evitar as ligas metálicas que possuem cobre em sua estrutura, pois esse metal é menos resistente à oxidação.
Ficou com alguma dúvida acerca do ouro 18K? Fale conosco nos comentários desse post.